10 dicas para a pele das noivas

10 dicas para a pele das noivas

A ansiedade, a correria e o estresse geram muitas alterações, como espinhas, olheiras, queda de cabelos, unhas quebradiças, etc.. Para dar uma ajudinha ao fotógrafo (para não recorrer ao Photoshop) e ao maquiador, entra em cena o dermatologista, que fará toda a preparação da pele para o grande dia.

1. Iniciar o tratamento o quanto antes! 


Como as preocupações com a pele são individuais, quanto mais cedo a noiva iniciar os tratamentos dermatológicos, melhor será o tempo de recuperação e de preparação da pele! Quando a noiva vem com um ano de antecedência, pois se ela deseja fazer pequenas cirurgias, como retirada de nevos (“pintas”), siringomas (aquelas “bolinhas” nas pálpebras) ou cicatrizes de acne, muitas vezes o procedimento provoca pequenas cicatrizes, que podem ser muito amenizadas ou se tornarem imperceptíveis, mas é necessário tempo! Nem sempre é preciso só o tratamento tópico (com “creminhos”), sendo muitas vezes necessária uma intervenção. Por isso, não deixe para fazer procedimentos muito em cima da hora! Isso ajudará seu médico e dará tempo para transformar sua pele em um pêssego!

2. Clarear a Pele: 


Facilita muito o trabalho do maquiador, porque, quanto mais uniforme a pele, mais rejuvenescida ela será. O melasma (aquelas manchas acastanhadas), as hiperpigmentações pós-inflamatórias (manchas principalmente por espinhas) e as efélides (“sardas”) são as maiores queixas. Mesmo as pacientes que não sofrem desses males, são aconselhadas a iniciar o uso de despigmentantes e a usar filtro solar diariamente, faça chuva ou sol. Independente do tipo de pele, tanto as mais branquinhas quanto as negras, todas devem ter a pele o mais uniforme possível!

3. Não fazer dietas radicais: 


Toda noiva sonha em entrar macérrima na igreja e muitas se sujeitam as dietas radicais e a medicamentos que comprometem a saúde. Quem sofre mais são os cabelos e unhas que enfraquecem e se tornam quebradiços. Lembrem-se que as mãos ficam em evidência nas fotos e os cabelos devem estar cheios para o penteado. Às vezes é necessário fazer complementos vitamínicos.

4. Cuidar das Olheiras: 


Muitas noivas ficam sem dormir, se estressam com os preparativos e as olheiras tendem a piorar nessa fase. Existem diversos tratamentos como carboxiterapia, lasers e preenchedores, além dos tópicos, mas esses devem ser avaliados pelo seu médico.

5. Peeling Cristal:


O Peeling de Cristal é um queridinho das noivas pois tem um efeito imediato. Ele uniformiza, dá luminosidade, retira células mortas, sem ter down time (tempo de recuperação), já que a descamação é superficial, e pode ser coadjuvante dos outros tratamentos, como os lasers e os peelings químicos (ex: ácido retinóico). Pode ser feito também no colo (principalmente para as que usarão vestidos tomara-que-caia) e axilas (ajuda no clareamento).

6. Controlar a Ansiedade: Não espremer espinhas! 


A noiva com acne geralmente inicia o tratamento com antecedência, porém o mais importante é tentar controlar a ansiedade, já que há uma tendência a “cutucar” com a proximidade do casamento. Além de inflamar, pode provocar manchas (hiperpigmentações pós-inflamatórias) e cicatrizes que têm tratamentos mais demorados. Existem diversos tratamentos para acne, dos tópicos aos orais, além de peelings químicos e físicos (Peeling Cristal), limpezas de pele, lasers...

7. Fazer Limpeza de Pele:

A Limpeza de Pele é recomendada para quase todas, inclusive os noivos estão aderindo a esse ritual! Recomendo fazer uma semana antes do casamento, mas pode ser feita com certa frequência (a cada 1-2 meses) nas peles mais acneicas.

8. Reavaliar o tratamento um mês antes: 

Um mês antes do casamento a paciente retorna para sua última consulta, onde o tratamento passa a ser mais leve. Pacientes com tendência a acne podem receber antibióticos para evitar uma possível “espinha” às vésperas do grande dia. Não utilize de ácidos nas últimas semanas, pois a pele pode ter uma descamação e prejudicar a fixação da maquiagem. A Toxina Botulínica (“botox”), deve ser feita até no máximo um mês antes, pois ele demora cerca de 15 dias para o resultado completo, sendo solicitado sempre um retorno da paciente para avaliar a necessidade de um retoque.

9. Não deixar cabelos muito lisos


Muitas meninas preferem um cabelo mais liso e recorrem às escovas de todos os tipos (lembrar que as escovas com formol são proibidas pela ANVISA, além de danificarem muito os fios). Porém cabelos muito lisos prejudicam a fixação do penteado.

10. Felicidade é o maior cosmético!


O cosmético mais importante para o dia do casamento é a felicidade, pois é ela que provoca aquele brilho intenso nos olhos e abre o sorriso das noivas! Por isso lembre-se que no seu dia você é a figura mais bonita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário