O convite de casamento

A papelaria é, cada vez mais, significativa no casamento. O convite de casamento é a maneira mais tradicional de comunicar aos convidados sobre o casamento. Sem falar que, na maioria das vezes, esse é o primeiro contato que os convidados terão com o seu casamento.

Alguém pode perguntar: existe uma maneira correta para confeccionar os convites? Não existe. O fundamental é que o casal encontre a sua própria maneira para fazer os convites de casamento e que os mesmos possuam uma aparência agradável. Deve ser capaz de atrair, de despertar a curiosidade das pessoas sobre o evento.

1. Quanto vai gastar? Respeite o seu orçamento, respeite a sua realidade financeira. Há convites para todos os gostos e para todos os bolsos. Há convites lindos para todos os tipos de orçamentos!

2. Estilo. O que combina com o casal? Modelos de convites tradicionais? Modelos de convites informais? Convites personalizados? Há diversas opções no mercado. O convite deve combinar com a personalidade do casal e o estilo do casamento. Tradicionalmente, cor branco, marfim ou bege, sem desenhos são mais formais. Os convites de casamento de renda são considerados um dos mais caros do mercado.


3. Procure inspiração.  Pesquise em sites/blogs de casamento, visite fornecedores, designers especializados em convites. Tudo pode ser fonte de inspiração para o seu convite. Não dispense nenhuma informação. Com pesquisa, qualquer casal pode encontrar o convite que cabe nos sonhos e no bolso.

4. Referências.  Verifique a idoneidade do fornecedor para que o seu sonho não se transforme em pesadelo. Imagine se o fornecedor do convite de casamento não consegue entregá-lo dentro do prazo estabelecido? Cheque os dados do fornecedor no Procon e na Junta Comercial.


5. Dê preferência para empresa especializada em casamento.  Há gráficas que querem lucrar com o mercado de casamento, mas não possuem excelência nesse tipo de trabalho. Não dá para arriscar, mesmo se for um convite mais simples.

6. Todas as informações completas.  Data, local, endereço, horário correto, nomes completos dos noivos. Não é comum no Brasil, mas se os noivos possuem exigência quanto ao tipo de traje dos convidados, deve ser expresso no convite. Os convidados precisam se planejar para o casamento e precisam saber sobre qual é a formalidade do evento. Todas informações necessárias!


7. Convites extras. Dica de ouro é fazer uma quantidade de convites maior que o número de convidados da lista. De 10-20 convites. Os noivos ou os pais dos noivos sempre lembram de alguém nos momentos finais que consideram importante convidar. Isso evita qualquer mal-entendido.

8. O envio dos convites. Os convidados precisam se programar. É sempre educado que os noivos enviem com uma antecedência razoável. O convite deve ser entregue com 30 dias de antecedência, no mínimo. O melhor é que os noivos entreguem pessoalmente para quem mora na mesma cidade. Se isso não for possível, eles podem contar com a ajuda de um cerimonial e dos próprios pais.


9. Siga o coração. Fornecedores, cerimonial, amigos e família podem dar diversos palpites. No entanto, no fim das contas, o que importa é o que os noivos gostam.

10. Não se desespere. Cuidar de todos os detalhes que compõem o planejamento do casamento não é fácil. Com planejamento tudo dá certo. Não transforme a confecção dos convites em um grande problema.








Nenhum comentário:

Postar um comentário