Organizando o casamento

1 ANO A 6 MESES ANTES DO CASAMENTO

O casamento e a família

- Comuniquem à família de ambos que irão se casar.

- Reúnam-se com as duas famílias para discutir os planos para o casamento.

- Escolham e data do casamento religioso e verifiquem se o local desejado (igreja/templo) estará disponível.

- Certifiquem-se se realmente poderão contar com a ajuda de seus pais ou se terão que utilizar apenas o salário e as economias de vocês.

- Abram uma conta ou poupança conjunta para as despesas que terão com os preparativos, evitando assim misturar as despesas do casamento com as pessoais.

- Contratar os serviços de um assessor/consultor de casamentos é uma ótima idéia que os ajudará a economizar dinheiro na hora de contratar os serviços. Além disso, o profissional irá de cuidar de todos os detalhes para que tudo esteja perfeito, deixando a noiva livre das preocupações.

Nossa casa

- Com certeza vocês irão encarar com mais tranqüilidade os preparativos do casamento se já tiverem pensado no local onde irão morar. Se pretendem comprar um imóvel, certifiquem-se de que ele estará pronto antes do casamento. Se preferirem alugar, pensem em quanto irão gastar com as prestações do aluguel. Se o imóvel precisa de reforma, é hora de começar.

Lista de convidados

- Façam a lista de convidados e verifiquem se ela está de acordo com as possibilidades de vocês.

Cerimônia Religiosa: dia e horário

- Escolham a data e o horário e verifiquem se o local da cerimônia (igreja, capela, clube, sítio) estará disponível. Escolham o horário e o tipo de recepção que desejam oferecer. Lembrem-se que quanto mais procurados forem os locais da cerimônia religiosa e recepção, mais cedo deverá ser feita a reserva.

Recepção do casamento

- Agora que vocês já marcaram a igreja, confirmem com o buffet. Em alguns casos é necessário marcar com muitos meses de antecedência. Você deve visitar o local para decidir o que será necessário para a decoração.

Bolo

- Por ser um item tão importante como o restante do cardápio, a escolha do bolo de casamento também merece atenção especial. Você já pode começar a pesquisar valores e procurar doceiras para evitar correria na última hora.

Dieta

- Se você precisa perder peso, comece agora: troque os doces e as gorduras por uma dieta mais balanceada que inclua frutas, legumes e verduras. Mas não adianta exagerar no regime e ficar sem comer, pois isso pode prejudicar seriamente a sua saúde.

Foto, Vídeo, Floricultura e Música

- Os melhores fotógrafos e videomakers estão sempre com a agenda lotada, às vezes com muitos meses de antecedência. O mesmo acontece com decoradres e músicos. Garanta logo a sua vaga assim que a igreja e a recepção estiverem confirmadas.

Convidados

- Façam a lista definitiva de convidados (agora com os nomes e endereços completos para facilitar na hora de sobrescritar os convites).

Decoração da casa

- Encontraram a casa? Então comecem a pensar na mobília e decoração. Pesquisem preços de móveis e utensílios, já que nem tudo vocês ganharão de presente. Fiquem atentos às liquidações e promoções de eletrodomésticos e artigos de cama, mesa e banho!

Enxoval

- Você pode começar a fazer o enxoval assim que os móveis estiverem comprados ou pelo menos definidos. Isso evita errar no tamanho das peças e comprar coisas que nunca serão usadas.

Vestido de noiva

- A época ideal para começar a pesquisar é seis a oito meses antes, principalmente se você pretende mandar fazer um modelo exclusivo e parcelar o valor.

Os padrinhos

- Escolham os padrinhos do religioso e do civil e vejam se eles estarão disponíveis para a ocasião. Façam uma listinha e decidam o quanto antes. O convite deve ser feito pessoalmente.


3 MESES ANTES DO CASAMENTO

Roupa do noivo, buquê, cabelo e maquiagem

- Escolhido o modelo do vestido, você já pode começar a pensar no penteado e na maquiagem. O que combina com o seu vestido e com o seu estilo? Véu e grinalda? Tiara? Coroa? Cabelos soltos? Comece a pensar também no buquê.
É hora de escolher a roupa do noivo.

Casamento Civil

- Decidam se farão ou não o Casamento Civil junto com o religioso. Caso decidam por não fazê-los juntos, marquem a data do civil e comecem a providenciar os documentos necessários.

Damas e Pajens

- Se decidirem que terão damas e pajens na cerimônia, após escolhê-los vocês deverão conversar com eles e para evitar imprevistos.

Exames

- Apesar de não ser obrigatório, é sempre bom que o casal faça os exames pré-nupciais, pois eles podem prevenir possíveis complicações, principalmente em relação aos filhos que virão. Entre eles estão os de fator RH e o de HIV (teste de AIDS). Alguns médicos recomendam ainda que ambos façam um check-up completo. Se optarem por não fazer os exames, você deve, pelo menos, consultar o dentista e o ginecologista para evitar "acidentes" desagradáveis às vésperas do casamento.


Documentação e Convites

- Depois de tudo certo com a documentação, vocês já poderão mandar confeccionar os convites com base na lista de convidados.

Lua-de-mel

- Está na hora de planejar a lua-de-mel. Consultem a agência de turismo preferida e reservem as passagens para uma viagem muito romântica. Se não forem viajar no mesmo dia do casamento, reservem uma suíte de hotel para a noite de núpcias.

Acertando os detalhes

- Organizem uma reuniãozinha entre pais, padrinhos e pais das damas e pajens para decidirem a cor, o estilo e outros detalhes referentes aos trajes.

Lista de presentes

- Deixem a lista de presentes na loja (ou lojas) de sua preferência, incluindo itens de preços variados.

Distribuição de convites

- Dependendo do número de convidados, esta fase irá tomar bastante tempo do casal. Contudo, não é necessário fazer a distribuição dos convites com muita antecedência.

- Encomende-os com pelo menos 3 meses de antecedência. Comece a distribuí-los 6 semanas antes do casamento. Os padrinhos devem receber o convite impresso antes dos demais.


1 MÊS ANTES DO CASAMENTO

Confirmação dos serviços

- Revise tudo o que você já fez e faça confirmação para os acertos finais com os serviços contratados: buffet, trajes, vídeo, decoração da igreja, cabeleireiro, floricultura, bolo, automóvel de aluguel, etc. Caso tenha contratado um assessor de casamentos, ele ficará encarregado de checar os serviços.

Casa nova

- Comecem a embalar as coisas que precisarão levar para a casa nova.

Presentes

- À medida em que os presentes forem chegando, anotem o nome de quem enviou para que possam agradecer depois.

Chá-de-cozinha

- Evite deixar o chá-de-cozinha para a última hora. Um mês antes é o prazo ideal para você poder aproveitar essa festa com toda a sua energia.

Cuidados com a beleza

- Se você ainda não começou, comece agora a cuidar mais de você, enriqueça sua alimentação com frutas, verduras e durma, no mínimo, 8 horas por dia.


3 SEMANAS ANTES DO CASAMENTO

- Confirmem as reservas no hotel em que passarão a noite de núpcias.

- Passem um final de semana juntos. Não falem em casamento. O melhor a fazer é passear, conversar e namorar bastante! top


1 SEMANA ANTES DO CASAMENTO

- O noivo deverá pegar seu traje e experimentá-lo (se houver algum problema ainda dá tempo de corrigir).

- Façam os ensaios da igreja (se necessário), experimente pela última vez o vestido, combine com seu maquiador e cabeleireiro o teste final, prepare a roupa que usará na noite de núpcias e confirme os últimos detalhes.


3 DIAS ANTES DO CASAMENTO

- Cuide das malas para a viagem e veja se não está faltando nada.


1 DIA ANTES DO CASAMENTO

- Faça depilação e pedicure.

- Separe tudo que irá precisar no dia: vestido, sapatos, véu e acessórios. Deixe tudo junto para não ter que ficar procurando depois.

- Você e seu noivo devem alimentar-se com comidas leves, frutas, verduras e carne magra. O nervoso e a emoção tendem a desestabilizar o funcionamento do organismo, fazendo com que tenda a rejeitar comidas pesadas.

- Reserve um tempinho para conversar com seus pais e agradecê-los por tudo que eles têm feito por você.

- Tome uma boa ducha ou uma sauna, relaxe, veja se algum profissional pode lhe fazer uma massagem. Procure não ficar nervosa e vá dormir cedo.


NO DIA DO CASAMENTO

- Acorde na hora que o seu corpo pedir e comece o dia com um bom café da manhã: coma cereais, frutas, leite e queijo branco, mas sem exageros.

- Passe o dia sem nervosismo ou agitação, afinal, se você preparou tudo com antecedência não há motivos para preocupações de última hora.

- Se você puder, faça o Dia da Noiva: massagem, hidratação, banho de imersão. Deixe os últimos detalhes da organização com o profissional do cerimonial (ou outra pessoa de sua confiança).

- Esteja pronta (maquiada, penteada e vestida) uma hora antes da cerimônia.

- Lembre-se que você nunca vai conseguir a perfeição. Se alguma coisa não sair como você planejou não se preocupe. Relaxe, sorria e aproveite, afinal esse é o seu Grande Dia!


DEPOIS DO CASAMENTO

- Se o seu vestido for alugado, deixe alguém encarregado de devolvê-lo. O mesmo vale para o traje do noivo.

- Quando voltarem da viagem de lua-de-mel, não esqueçam de enviar os cartões de agradecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário