Chá de cozinha

MODERNO E PERSONALIZADO

Os últimos dias de solteira de uma mulher merecem ser comemorados em grande estilo. Seguindo esta tendência, muitas noivas deixaram de esperar a surpresa preparada pela melhor amiga para por a mão na massa e organizar o seu próprio chá de cozinha com festas temáticas divertidas e personalizadas!

Isso não quer dizer que a melhor amiga tenha ficado em segundo plano, pelo contrário: é ela quem ajuda no planejamento, decoração e escolhe as brincadeiras que serão feitas durante a festa.

Para quem já possui a cozinha equipada, existem diversas outras opções de chá que vão desde o chá de livros, que pode reunir amigos e amigas da noiva, até o chá de lingerie, com a presença apenas das amigas.

POR ONDE COMEÇAR



Escolha um tema

Como em qualquer festa, a escolha de um tema facilita todo o processo de organização. Tendo em mente uma idéia a seguir, as cores, a decoração, os convites e até mesmo o cardápio deverão estar de acordo com o objetivo inicial.



OS CONVITES



Criando de acordo com o tema

O ideal seria utilizar convitinhos impressos. Mesmo que sejam entregues pessoalmente ou por uma amiga sua, como tradicionalmente é feito nos chás de cozinha, idéias personalizadas são sempre bem vindas e demonstram o seu cuidado com os detalhes.

Assim como acontece com os convites de casamento, o convite dá o tom da festa. Sempre levando em consideração o tema escolhido, elabore o seu de forma que as convidadas já saibam do que se trata.


O LOCAL

Um ambiente descontraído

Como em geral se trata de uma festa pequena, uma reunião das amigas mais queridas, esqueça a idéia de alugar um salão de festas com serviço de buffet, garçons e tudo mais.

Prefira um local onde todas possam se sentir à vontade para conversar, circular e participar das brincadeiras que acontecem nesse dia sem nenhuma inibição.

Se a sua casa não comporta o número esperado de pessoas, tente a casa da avó, da sua melhor amiga, a chácara de um parente ou até mesmo o salão de festas do seu prédio, mas nada muito sofisticado para não estragar o clima de descontração que essa festa deve ter!





A MÚSICA

Selecione com antecedência

Para pequenos ambientes até mesmo o seu mini-system dá conta do recado. O importante é que tenha um som de qualidade. Para evitar perda de tempo com uma pilha de CDs, faça antes uma seleção das músicas que deverão tocar durante da festa e grave-as em um outro CD, de preferência já na seqüência que você quer. Faça mais de um se preferir e coloque os nomes forma que seja fácil saber o que é o que, por exemplo:

- Início da festa
- Brincadeiras
- Preferidas
etc.





O CARDÁPIO

Praticidade e beleza

O tema da festa também dita o cardápio, mas qualquer que seja a sua escolha, facilite a sua vida e a das suas convidadas servindo petiscos que não precisem de talheres ou pratos. 

Docinhos decorados e um pequeno bolo deixam qualquer mesa mais bonita e fazem o maior sucesso. Lembre-se de encomendá-los com antecedência.

O formato dos alimentos e a disposição nas mesas fazem toda a diferença. Nunca leve os salgadinhos à mesa em formas de papelão. Se não tiver suportes apropriados, arrume-os em pratos de porcelana. Capriche na disposição destes elementos e o resultado será surpreendente!

Para quem prefere não encomendar docinhos, uma opção original e divertida muito utilizada nas festas de criança é o brigadeiro de colher. Feito de forma que não fique duro ou muito grudento, deixe-o em um recipiente de vidro. Ao lado, dentro de um copo estarão dispostas colheres descartáveis coloridas e as coberturas: granulado marrom, granulado branco, bolinhas coloridas e outros enfeites de docinhos para que cada uma mergulhe a sua colher no que preferir.

As bebidas variam de acordo com o cardápio escolhido. Em geral vinho branco gelado ou espumante vai bem em qualquer horário. Tenha sempre refrigerantes e água para as pessoas que não gostam ou não podem tomar bebidas alcoólicas. Sucos e chás gelados também são bem vindos em festas ao ar livre e em dias quentes.









OS PRESENTES

É permitido pedir

Esqueça os presentes caros. Presentes de chá de cozinha são aqueles itens baratinhos e indispensáveis que todo mundo precisa ter em casa. Faquinhas, copos americanos, rodinho de pia, baldinho de lixo, etc. 

Se você já está com a casa montada ou prefere escolher pessoalmente estas coisas, opte por um chá diferente: chá de banheiro, chá de livros, chá de jardim ou chá de lingerie.

E já que nesta ocasião é permitido pedir presentes, você pode optar por mencionar o item diretamente no convite de cada uma ou anexar o cartãozinho da loja onde se encontra a sua lista. 

Fique com a primeira opção se os itens forem facilmente encontrados em qualquer lugar e opte pela segunda apenas para um chá mais específico como o chá de lingerie. Não é legal fazer as suas amigas atravessarem a cidade para comprar um baldinho de plástico que ela poderia encontrar no supermercado mais próximo. 


AS LEMBRANCINHAS

Simples e úteis

Não é hora de exagerar. Lembrancinhas de chá de cozinha devem ser simples e úteis, assim como os presentes que a noiva receberá nesse dia. Deixe as lembrancinhas mais sofisticadas para o dia do casamento.

Colheres de chocolate embrulhadas em papel celofane, noivinhos porta-recados, bloquinhos de anotações, cadernos de receitas, panos de prato, potinhos de geléia caseira, mudas de mini-rosa (chá de jardim), caixinhas com bolinhas de óleos aromáticos (chá de banheiro), sachês para perfumar o guarda-roupas (chá de lingerie).










Nenhum comentário:

Postar um comentário